Volkswagen anunciou, que a central multimídia VW Play será exportada para 70 países e estará disponível em 6 idiomas em breve. Até o momento carros de seis fábricas da marca espalhadas pelo planeta receberão o sistema que foi desenvolvido aqui na terra tupiniquim.

De acordo com a empresa, atualmente a plataforma de info-entretenimento está presente nas linhas de montagem nas cidades até então de duas cidades brasileiras, Anchieta (SP) e São José dos Pinhais (PR). Até o fim de 2021, ele chegará nas plantas de Pacheco (Argentina), Puebla (México), Kaluga (Rússia) e Pune (Índia).

Apresentado mundialmente com o modelo Nivus, em maio do ano passado (Ano de 2020), o VW Play foi desenvolvido em 3 anos por aproximadamente 50 pessoas no Brasil. O sistema chamou a atenção do mundo por oferecer para um veículo funcionalidades que estavam em smartphones. Entre os destaques, ele tem memória de 10GB para salvar mídias e aplicativos. O que realmente é um ótimo para deixar músicas salvas, por exemplo.

O presidente e CEO da Volkswagen vigente a América Latina, Pablo di Si, disse que o VW Play mostra o potencial de desenvolvimento de tecnologias no Brasil. Ele falou que o lançamento da plataforma foi um marco na indústria e que a produção foi baseada em pesquisas e pensando na usabilidade dos motoristas.

“O Volks Play é um grande exemplo da capacidade de inovação dos engenheiros e engenheiras da nossa região. Temos orgulho de exportar conhecimento de ponta para o mundo”, defendeu di Si. O que é bacana de ver algo sendo produzido e exportado em terras brasileiras.

Testes em Várias Condições

A Volkswagen explicou que para  garantir seu funcionamento, a central multimídia foi testada em vários ambientes. Os técnicos brasileiros avaliaram a performance do sistema em testes mecânicos, elétricos e climáticos, tudo realizado em câmaras específicas que seguem padrões internacionais.

Para se ter uma ideia, o VW Play foi submetido a temperaturas de -30°C a +85°C. Os especialistas queriam garantir que o cristal líquido não congelasse ou ficasse sólido (nas temperaturas baixas). No calor extremo foi analisado se as peças não iriam derreter.

Outra coisa bem importante no quesito da fase dos testes foram as simulações virtuais. Segundo a empresa, nesse período foi colocado à prova a capacidade do painel se deformar estrategicamente para absorver o impacto e preservar a integridade física dos ocupantes do veículo. Em uma situação extrema do tipo, caso algo se choque contra a tela, ela não estilhaçará, pois é feito de vidro temperado como os celulares e tablets.

Focando na parte elétrica, o equipamento enfrentou uma “chuva” de ondas eletromagnéticas para garantir que suas funções não oscilem quando o carro passar por alguma área com muitas antenas. Em situações do tipo, o VW Play não sofrerá interferência e perderá suas funções.

Ferramentas do Sistema

De acordo com a Volkswagen, o sistema de info-entretenimento VW Play se destaca por ser capaz de ler quase todos os formatos de mídia. Além disso, ele consegue reunir detalhes do veículo como informações do sistema de som, conectividade, streaming de conteúdo, aplicativos e serviços. O seu sistema de buscas e slider entre telas o torna intuitivo no mundo todo.

A plataforma multimídia também possui recursos de roteamento de internet via celular ou Wi-Fi externo, permitindo que o VW Play funcione com funções de um smartphone. No próprio painel também é possível até mesmo agendar a revisão.

Na América do Sul, além do Nivus e do T-Cross, o modelo Taos receberá em breve o VW Play.