Foi realizado com sucesso total uma cirurgia de laparoscopia, por robôs e sem auxílio humano, a notícia veio da renomada Universidade John Hopkins essa semana. Esse robô, nomeado de STAR (sigla em inglês para Robô Autônomo de Tecido Inteligente), realizou o procedimento de anastomose intestinal em porcos. Foi necessária uma pequena incisão, o que não anula a complexidade da operação. No estudo, os robôs lidaram melhor com a ocasião que os próprios médicos especialistas, pois uma máquina consegue executar movimentos com precisão maior que um ser humano.

A laparoscopia é um procedimento complexo, já que mexe com tecidos moles que podem gerar situações não programadas tanto para humanos quanto para máquinas. Entretanto, os pesquisadores que criaram as máquinas STAR usaram um endoscópio em 3D, capaz de executar imagens de tudo que está em volta. Desta forma, a máquina consegue visualizar extremamente bem através das lentes e reproduzir o procedimento que um ser humano conseguiria realizar.

Os robôs STAR também conseguem tomar decisões mais seguras e assertivas sobre as cirurgias visto que a máquina não possui sentimentos e nem fadiga como um ser humano. Isso porque o algoritmo que foi desenvolvido, possibilita o aprendizado da máquina através de situações em que ele é submetido. Assim sendo, ele pode dimensionar a situação do paciente, traçar o melhor procedimento possível e assim começar toda a cirurgia sem maiores problemas.

A operação de laparoscopia, mesmo sendo um desafio para a área médica, é uma cirurgia invasiva bem diminuta para os pacientes. Contudo a meta é então programar as máquinas, como o que foi realizado com o STAR, para que os procedimentos quem venham futuramente sejam ainda mais precisos e tenham uma exatidão que vá além onde nem sempre os humanos conseguem atingir. O artigo que foi publicado explica que o procedimento conectou duas extremidades de um intestino. E baseado em outras várias cirurgias, os resultados apresentados foram melhores que o de cirurgias semelhantes realizadas em grupo por equipes humanas.

Segundo Hamed Saeidi, principal autor do artigo sobre o sistema automatizado, ainda existem alguns obstáculos a serem superados. O primeiro deles é a programação do robô para atender as especificidades biológicas dos tecidos humanos; que são muito diferentes dos porcos em alguns aspectos.

Com isso deixamos uma indagação para você caro leitor. Você passaria por uma cirurgia realizada apenas por robôs ?

Deixe sua opinião!