Olá pessoal!
Preparem-se para uma viagem alucinante ao futuro da visão, cortesia do nosso querido bilionário excêntrico favorito, Elon Musk! 👀🚀

A FDA, aquela agência americana que decide se podemos ou não colocar coisas estranhas em nossos corpos, acaba de dar um “joinha” para a Neuralink desenvolver um chip que promete fazer os cegos verem. Isso mesmo, amigos! O projeto “Blindsight” (que em português livre poderia ser traduzido como “Visão às Cegas”) está prestes a transformar o impossível em realidade.

 

Imaginem só: um chip no cérebro que faz você enxergar mesmo sem olhos! Algo digno de história de quadrinhos ou filmes de Hollywood..

Musk, em sua habitual modéstia, declarou no X (antigo Twitter, para os dinossauros como eu): “Esse negócinho vai fazer até quem nasceu cego enxergar pela primeira vez!” Ele ainda comparou a qualidade inicial da visão aos gráficos do Atari. Ótimo, agora os cegos poderão jogar Pong em suas mentes! Mas brincadeiras as parte, mesmo quem nunca enxergou nada poder ter esse vislumbre é algo realmente digno de emoção e algo que só esperariamos depois de anos e anos de uma evolução da ciência.

Claro que toda tecnologia após se firmar evolui, então os gráficos com certeza vão melhorar com o tempo, a cada atualização que a tecnologia vier a ter melhor irá ser. Assim como celulares, televisores e monitores sempre melhorando com o passar do tempo em relação a exibição de suas imagens.

Mas esperem, tem mais! Musk promete que, no futuro, esse chip fará você enxergar melhor que o normal, incluindo visão infravermelha e ultravioleta. Pronto, agora todo mundo vai poder brincar de Predador! Talvez para alguns tipos de trabalhos essa opção de ver prismas que os olhos humanos não consigam sem ajuda de equipamentos especializados seja uma ferramenta interessante.

E para os nerds de plantão, Musk ainda fez uma referência a Star Trek, comparando o chip ao VISOR do Geordi La Forge. A diferença é que o chip será invisível, perfeito para aqueles momentos em que você quer usar sua supervisão sem chamar atenção no supermercado.

A FDA deu o selo de “dispositivo inovador” para o Blindsight, o que basicamente significa: “Isso é tão maluco que a gente precisa ver de perto!”. Em 2024, já foram 58 selos desses distribuídos. Aparentemente, o futuro está cheio de gadgets malucos para mexer com nossos corpos. A evolução entre humanos e máquinas só vem aumentando.

Então, preparem-se! Em breve, poderemos ter um mundo onde cegos enxergam, tetraplégicos controlam mouses com a mente, e todos nós poderemos finalmente jogar videogame diretamente em nossos cérebros. O futuro chegou, e ele é… bem estranho!

Lembrete: Embora isso pareça ficção científica, é importante notar que estamos falando de avanços médicos reais que podem mudar vidas. Então, entre uma risada e outra, vamos torcer para que essa tecnologia realmente ajude quem precisa!